Home Notícias Medida do Governo Federal beneficia os motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses, mas há restrições

Medida do Governo Federal beneficia os motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses, mas há restrições

by cirino

Com autorização do presidente Lula, Ministério dos Transportes avança com projeto da CNH sem autoescola Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil 

Os motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses agora terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) renovada automaticamente.

A medida administrativa foi assinada nesta sexta-feira (9) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e já passa a valer.

A decisão prevê que condutores responsáveis no trânsito cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) terão a CNH atualizada diretamente no sistema quando o documento vencer, sem pagamento de taxas e sem necessidade de exames presenciais. O processo ainda será totalmente automático e digital, pelo sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com a atualização disponível no aplicativo CNH do Brasil, o antigo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

“Qual era o benefício para quem sempre dirigiu corretamente, nunca cometeu infração? Nenhum. Essa injustiça acabou. O bom condutor agora será reconhecido e terá sua vida facilitada. É uma virada de chave, em vez de só punir, estamos incentivando o comportamento correto”, destaca o ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista ao portal do Governo Federal.

Porém, há algumas exceções

Mesmo cadastrado no RNPC e sem multas no período de um ano, motoristas com 70 anos ou mais não estão aptos a receber o benefício.

A medida também não vale para condutores que têm a validade da CNH reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde.

Já motoristas a partir de 50 anos terão a CNH renovada automaticamente somente uma única vez.

Os prazos de validade, por sua vez, não sofrem alterações: 10 anos para condutores com menos de 50 anos, 5 anos entre 50 e 69 anos e 3 anos para condutores a partir dos 70 anos.

Como obter o benefício? 

É necessário estar cadastrado no RNPC e ter o aplicativo CNH do Brasil atualizado.

Para aderir ao RNPC, o motorista deve:

  • Abrir o aplicativo CNH Brasil;
  • Selecionar a opção Condutor;
  • Acessar Cadastro Positivo;
  • Tocar em Autorizar participação

A partir desse momento, desde que o motorista não tenha cometido infrações ou recebido multas nos últimos 12 meses, a CNH passa a ser renovada automaticamente e sem custo.

Exames

Além da renovação automática, o Governo Federal também fixou o preço dos exames médicos e psicológicos.

Antes, cada Detran estipulava o valor, que, em alguns estados, ultrapassava os R$ 400.

Outra mudança é que estes exames de aptidão física e mental, e as avaliações psicológicas necessárias para obter ou renovar a CNH poderão ser realizados por profissionais da medicina autorizados pela Senatran – e não mais somente por médicos e psicólogos credenciados pelo Detran de cada estado.

CNH precisa ser física?

A lei também amplia a forma de emissão da CNH. A impressão do documento físico torna-se opcional.

O cidadão poderá escolher entre utilizar apenas a CNH digital, solicitar somente a versão física, ou ainda ter as duas versões.

A mudança elimina o custo da impressão, que pode chegar a R$ 100, dependendo do estado.

Vale lembrar que muitos países no exterior reconhecem e aceitam a CNH brasileira, porém é preciso apresentar o documento físico – e não digital.

A medida vem logo após o governo simplificar a obtenção da primeira CNH acabando com a obrigatoriedade das autoescolas e diminuindo a carga horária para a realização das provas escrita e prática.

O objetivo é de baratear todo o processo, mas vem gerando debates sobre a segurança.

Redação CNPL sobre artigo de Raphael Panaro / Jornal do Carro

fonte: https://www.cnpl.org.br/agora-voce-ja-pode-renovar-a-sua-habilitacao-de-graca-e-pelo-celular/

Postagens relacionadas

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não aceitar, se desejar. Aceito Veja mais